Press "Enter" to skip to content

Flordelis é afastada do cargo de deputada enquanto espera julgamento da morte do marido

Por decisão unânime nesta terça-feira, 23, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou a deputada federal Flordelis dos Santos, do PSD, do mandato que ocupava na Câmara Federal.

Os desembargadores analisaram se a parlamentar, que é pastora, poderia continuar no cargo enquanto espera o julgamento em que é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o também pastor Anderson do Carmo.

O relator do processo, o desembargador Celso Ferreira Filho, votou a favor do afastamento de Flordelis, e foi seguido pela mesa votante, ao argumentar que há situações concretas que demonstram que atos da deputada poderiam atrapalhar a “busca pela verdade” no processo.

Esta decisão vale pelo período de 12 meses completos, ou até o término da instrução criminal do caso Anderson do Carmo, e agora deve passar pela Câmara dos Deputados, que precisam aprovar ou desaprovar o afastamento determinado pelos desembargadores de Justiça. Depois da fase junto ao parlamento, Flordelis ainda tem recurso a ser recorrido no próprio Tribunal de Justiça do Rio.

Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados