Um terremoto de magnitude 5.9 atingiu o centro do Japão nesta segunda-feira. Segundo a Agência Meteorológica do país, não foi emitido nenhum alerta de tsunami.
O tremor raso, que ocorreu às 6h31 (horário local) foi centrado na Península de Noto, onde um terremoto devastador em 1º de janeiro matou mais de 230 pessoas. De acordo com a televisão NHK, as autoridades locais indicaram que, inicialmente, não houve relatos de danos, mas continuam recolhendo informação.
Embora o epicentro fique a cerca de 230 quilômetros de Tokyo, onde o tremor não foi sentido, moradores disseram que foram acordados por alertas de terremoto em seus telefones.
Sites especializados afirmam que um grande número de pessoas deve ter sentido o tremor, mas devido à tradição do país com esse tipo de evento, com infraestrutura reforçada, é pouco provável que o tremor tenha causado danos maiores. Pelo menos cinco outros pequenos tremores foram registrados na mesma região após o evento sismológico mais intenso.
Cerca de 10 minutos depois do terremoto da manhã desta segunda ocorreu um segundo sismo de magnitude 4,8 na mesma região, indicou a agência meteorológica.
A operadora da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, na região do tremor, anunciou a suspensão das operações para avaliar possíveis danos, de acordo com a imprensa local.
Segundo as autoridades, muitos edifícios no litoral do Mar de Japão já haviam sido danificados no potente sismo de janeiro e suas réplicas.
O Japão é um dos países com maior atividade sísmica do mundo e tem regulamentos rigorosos para garantir que os edifícios e as infraestruturas resistam aos terremotos mais poderosos. O arquipélago de 125 milhões de habitantes sofre cerca de 1.500 terremotos todos os anos, embora a grande maioria seja moderada.
ASSISTA :
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)