Press "Enter" to skip to content

Fortes chuvas provocam estragos em diversos municípios catarinenses

Última atualização 03/11/2023 | 16:16

Chuvas intensas que assolam Santa Catarina (SC) desde quinta-feira, 2 geraram sérios problemas, incluindo transbordamento de rios, famílias ilhadas e casas alagadas.  As tempestades são fruto da frente fria associada ao ciclone extratropical que passa pelo estado. Os impactos mais graves estão concentrados no Oeste do Estado.

Nos municípios de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos, os moradores foram surpreendidos pela chuva que fez com que os rios transbordassem durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros Militar de SC relatou que algumas áreas registraram impressionantes 114 mm de precipitação em menos de 12 horas.

Casas ficaram alagadas, carros foram arrastados e pontes ficaram completamente cobertas pela água. Além disso, várias famílias tiveram que ser resgatadas devido ao isolamento causado pelas inundações.

Em Quilombo, ruas inteiras foram inundadas, e quatro pessoas foram resgatadas. Em Maravilha, mais famílias precisaram de ajuda devido à chuva.

Veja o vídeo:

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, uma árvore caiu sobre uma casa de madeira, que acabou desabando e ferindo duas pessoas na manhã desta sexta-feira, 3. A região enfrenta chuvas volumosas devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical que afeta o estado.

As vítimas, um homem e uma mulher jovens de acordo com informações de vizinhos à NSC TV, foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio. A jovem sofreu ferimentos leves no braço e no rosto, enquanto o companheiro teve um mal súbito.

Além do Vale do Itajaí, cidades no Oeste e no Sul também enfrentam estragos devido à chuva. Trechos de rodovias foram interditados, e o Corpo de Bombeiros atende ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores (leia mais abaixo).

Na quinta-feira (2), o estado já havia registrado problemas devido ao mau tempo. Desde o início de outubro, Santa Catarina contabiliza sete vítimas fatais em ocorrências relacionadas a desastres climáticos, com prejuízos estimados em mais de 1,2 bilhão de reais.

Vale do Itajaí

Além de Blumenau, a cidade de Benedito Novo também relata ocorrências devido às chuvas. Um deslizamento de terra atingiu a lateral e a parte posterior de uma residência, e apesar de não haver feridos, os moradores foram aconselhados a deixar o local devido ao risco de novos deslizamentos.

Oeste

Durante a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, trechos da BR-282, entre os trevos de Maravilha e o trevo de acesso a Iraceminha, foram afetados por deslizamentos de terra e quedas de árvores (imagem abaixo).

Em Saudades e Palmitos, também na região Oeste, bombeiros atuam em ocorrências envolvendo deslizamentos de terra e quedas de árvores. Em Ponte Serrada e Xanxerê, alagamentos pontuais foram registrados.

Sul

Em Criciúma, no Sul do estado, o vento forte causou a queda de uma árvore de grande porte, bloqueando a Rua Rosita Danovith Finster, por volta das 4h30. Os bombeiros foram acionados para desobstruir o local.

Em face da situação crítica, as autoridades recomendam que os cidadãos utilizem os seguintes números de telefone para solicitar ajuda:

– Corpo de Bombeiros: 193;
– Polícia Militar: 190;
– Defesa Civil: 199.