Press "Enter" to skip to content

Fraudes na Amma: PC cumpre mandados de busca e apreensão em Senador Canedo

A cidade de Senador Canedo virou alvo da Operação Inopia, deflagrada pela Polícia Civil (PC) nesta terça-feira, 11. A corporação cumpre mandados de busca e apreensão no município, devido a suspeita de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, contratação direta ilegal e fraude em contratos da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Entre as fraudes investigadas está o superfaturamento e a não execução de trabalhos contratados pelo órgão, como o transporte de água potável.

Fraudes na Amma em Senador Canedo

Segundo o delegado Caio Martinez, os crimes teriam sido realizados durante a crise hídrica da cidade no final de 2020. Ao todo, dois funcionários públicos lotados na Amma na época e um empresário de uma empresa privada são investigados. Em apenas um contrato, o prejuízo provocado ao erário municipal pode chegar a R$ 255 mil. 

“O que chamou a atenção foi que a Amma é um agente de meio ambiente e não tem nada haver com a distribuição de água potável. Esse trabalho é para ser executado pela Sanesc, que é a agência de saneamento básico do município. A Amma cuida de assuntos que afetam o meio ambiente, que não tem nada a ver com a distribuição de água à população. Ela não tem competência para isso”, explicou. 

Caio conta que o contrato para o transporte de água pela Amma foi direto, não tendo sido feita uma licitação para realizar o trabalho. Ele explica que na época os investigados afirmaram que era uma questão de emergência e que por isso o trâmite foi realizado de forma direta. As fraudes foram descobertas pela própria prefeitura e repassadas à polícia. 

“Se eles forem indiciados no final da investigação, os investigados podem pegar uma pena de até 25 anos de prisão”, contou.