Inah Canabarro Lucas, uma freira brasileira, alcançou a marca de 116 anos e foi confirmada como a mulher mais velha do mundo. A confirmação foi realizada pelo LongeviQuest, um grupo de pesquisadores especializado em mapeamento de centenários.
A irmã Inah assumiu o título após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que também tinha 116 anos, conforme informações divulgadas pela CNN Portugal. Irmã Inah nasceu 16 dias após Itooka.
Natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, a freira nasceu no dia 27 de maio de 1908, conforme dados da Arquidiocese de Porto Alegre. Ela reside em Porto Alegre e é membro da congregação de Santa Teresa de Jesus. Irmã Inah é descendente da família Canabarro, ligada ao General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1845).
Aos 19 anos, ela ingressou na Companhia de Santa Teresa de Jesus. Quando nasceu, o Grêmio tinha apenas 5 anos de fundação, enquanto o Internacional, clube que ela apoia, foi fundado 11 meses depois. Na época de seu nascimento, o Brasil tinha apenas 18 anos como República.
Brasil também tem o homem mais velho do mundo
Além de ter a mulher mais velha, o Brasil também é o lar do homem mais velho do mundo. João Marinho Neto, cearense de 112 anos, foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo após o falecimento do britânico John Tinniswood, que também tinha 112 anos.
João Marinho completou 112 anos e 52 dias em Apuiarés, no Ceará, conforme confirmado pelo LongeviQuest, grupo de especialistas utilizado pelo Guinness.