O atacante Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, está liberado para voltar a jogar pelo Flamengo. O clube anunciou na manhã desta terça-feira ,30, nas redes sociais, que a defesa do jogador obteve efeito suspensivo junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pela punição de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping.
O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime.
— Flamengo (@Flamengo) April 30, 2024
No início de abril, a defesa entrou com o pedido de efeito suspensivo no CAS. Depois de cinco semanas, o pedido foi acatado por unanimidade no tribunal, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço.
Gabigol já pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu a partir desta terça e tem condições de jogo. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.
Comunicado emitido pela Corte Arbitral do Esporte:
“Informamos que o Colegiado de Árbitros responsável pela questão CAS 2024/A/10473 Gabriel Barbosa Almeida v. União & ABCD emitiu despacho deferindo o pedido de suspensão da execução da punição imposta a Gabriel Barbosa Almeida”.
“Consequentemente, a suspensão de 24 (vinte e quatro) meses imposta a Gabriel Barbosa Almeida pelo Tribunal Antidoping Brasileiro fica suspensa até a conclusão da arbitragem do CAS”.
O atacante foi suspenso no dia 25 de março por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem). Em julgamento, Gabriel foi considerado culpado de tentativa de fraude em exame antidoping. Foram cinco votos a favor da punição e quatro votos contra. O atleta foi denunciado pelo TJD-AD em dezembro de 2023, dando início ao caso.
Após a liberação para voltar a atuar no Flamengo, Gabigol compartilhou um vídeo no Instagram ao som da música A cada vento, dos rappers Emicida e Criolo. “Clareza na ideia, pureza no coração. Sentimento como guia, honestidade como religião. Sinceramente, é isso irmão”, diz trecho da canção. Sem legenda, o atleta compartilhou um vídeo em que um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.
Relembre o caso
Em 8 de abril de 2023, Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping. Ele tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote para o teste. Além da demora para realizar o exame e não cumprir ordens, o atleta teria tratado a equipe da coleta com desrespeito. Gabigol pegou o vaso coletor sem avisar ninguém e foi na direção do banheiro. Ao ver que o oficial estava seguindo, ele se irritou. Na ocasião, o teste de sangue deu negativo, mas o atleta foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro de Antidopagem, que trata sobre a “tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.