Goiânia é surpreendida com chuvas e nebulosidade no mês de junho

Goiânia é surpreendida com chuvas e nebulosidade no mês de junho

Goiânia, capital de Goiás, vivenciou, na noite desta segunda-feira, 12, um evento consideravelmente incomum: chuva em pleno mês de junho, mais caracterizado pelas baixas temperaturas.

Para esta quarta-feira, 14, a previsão do tempo divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) é de temperaturas variando entre 19ºC e 31ºC, com umidade relativa do ar entre 30% e 85%.

Previsão de pancadas de chuvas isoladas na região sudoeste do Estado

De acordo com o boletim do Cimehgo, o avanço de uma frente fria pela região sudeste do País altera as condições do tempo no Estado de Goiás. Com o aumento gradativo da nebulosidade, há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas na região sudoeste do Estado e, nas demais regiões, variação de nebulosidade e sol.

A menor temperatura no Estado de Goiás será no município Chapadão do Céu, na Região Sudoeste de Goiás, chegando a 15ºC. Outras cidades como Cristalina, Ipameri, Três Ranchos e Itumbiara terão temperatura mínima de 16ºC.

“Nós temos a passagem de uma frente fria e essa frente fria provocou áreas de instabilidade aqui no Estado de Goiás. Então ela vai ficar por volta de até de quinta-feira, trazendo essas áreas de instabilidade. E, na sexta-feira, nós já teremos o avanço de um ar frio de origem polar”, explica André Amorim, Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Segundo Amorim, a expectativa era de um ar frio de maior intensidade, agora esse ar frio já teve sua intensidade reduzida. Entretanto, ainda teremos temperaturas baixas no Estado. “A geada já está se desconfigurando por conta das chuvas que aconteceram agora. Já auxilia aí pra que a geada não chegue aqui no Estado de Goiás e faça estragos aí para os produtores rurais”, explana ao Diário do Estado (DE).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp