Press "Enter" to skip to content

Goiânia mantém decreto de funcionamento de apenas atividades essenciais por mais sete dias

Neste sábado, 06, de forma virtual, prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) se reuniram, em dois momentos, e definiram manter as restrições, funcionando apenas atividades essenciais, e a permanência do transporte coletivo em circulação. A medida passa a valer a partir da segunda-feira, 08.

Além de mantido o decreto, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, informou que aumentou as fiscalizações nas ruas, com a participação de agentes da Guarda Civil Metropolitana. Assim como os supermercados vão passar por uma fiscalização específica devido às denúncias de não cumprimento do distanciamento social.

Na reunião os prefeitos também debateram sobre a possível paralisação do transporte coletivo, medidas mais duras para conter o avanço da Covid-19 nos municípios, compra de vacinas e prorrogação, por mais uma semana, do decreto.

Paralisação do transporte coletivo

Na primeira parte da reunião, o Governo de Goiás, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DP-GO) e Procuradoria de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foram contrários à paralisação do transporte coletivo e cobraram a responsabilidade do setor produtivo em obedecer às regras estabelecidas nos decretos municipais.

O governador Ronaldo Caiado descartou a paralisação do transporte coletivo. “Ao paralisar o serviço, vamos impedir o acesso a diversos outros que também são essenciais, como hospitais, farmácias e estabelecimentos de alimentação. Não podemos dificultar a vida das pessoas”

De acordo com o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, informou ser importante identificar para onde as pessoas estão indo para verificar a taxa de isolamento, em razão de vários estabelecimentos estão trabalhando com meia porta. “Se o decreto estivesse sendo cumprido, o transporte poderia estar operando em níveis sustentáveis, sem aglomeração”, alertou.

Situação crítica

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, apontou que o gráfico epidemiológico evidencia uma alta de casos em Goiás no mês de março. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, complementou que o objetivo das prefeituras neste momento deve ser evitar a circulação de pessoas e aglomerações.