Press "Enter" to skip to content

Goiânia: Prefeitura lança pesquisa para ouvir moradores sobre trânsito

A partir desta quinta-feira (02), está disponível a pesquisa “Por Onde Você Anda?”. Por meio dela, a população responde perguntas sobre o trânsito. As respostas serão levadas em conta na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia. O estudo busca entender quais os trajetos dos moradores da capital no dia a dia. Foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT).

Nesse sentido, a pesquisa te três partes. A primeira é a de identificação do participante, mas quem preferir pode responder de forma anônima. A segunda parte tem perguntas sobre a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, as últimas perguntas são sobre hábitos do morador durante a pandemia e sua rotina diária.

Como responder à pesquisa sobre trânsito

A pesquisa é feita pela internet, no portal da prefeitura ,bem como por aplicativo. Na pagina inicial do site, o primeiro passo é clicar no ícone Pesquisa de Mobilidade. Em seguida, clicando em “Participe”, se abrirá a página com as perguntas.

Além disso, há o Aplicativo Prefeitura 24 horas. Nele, é necessário clicar em “Serviços”. Depois, escolher o ícone “Pesquisa de Mobilidade” e, então, responder à pesquisa até o final.

 

Plano de Mobilidade

De acordo com a prefeitura, a pesquisa “Por Onde Você Anda” é parte da construção do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia. Plano que é uma exigência prevista na Lei 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. As cidades com população acima de 250 mil habitantes devem apresentar o documento até abril de 2022. Caso contrário, perdem verbas federais destinadas à área.

O plano tem objetivo de integrar planejamento urbano e trânsito, com prioridade aos pedestres, transporte coletivo e bicicletas.

Em outubro deste ano, O DE entrevistou Jonas Guimarães, Gerente de Gestão Territorial e Mobilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). O órgão é responsável pelo Plano de Mobilidade da capital. Na ocasião, Jonas citou o planejamento de ouvir a população na construção do documento.