Nesta segunda-feira, 19, o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE) realizou reunião ordinária. A reunião deliberou a abertura de mais atividades econômicas. Foi autorizada o retorno dos cursos livres, abertos à comunidade, cursos técnicos profissionalizantes e cursos de extensão em vários setores econômico, como por exemplo de idiomas, dança, música, etc.
“O protocolo específico para cada curso vai ser publicado até o final desta semana, lembrando que deve seguir o mesmo protocolo básico dos cursos livres, que já foram autorizados. A capacidade deve ser de 30%, proibido a entrada de crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos, portadores de comorbidades”, informa o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes. Em relação aos cursos de dança, o superintendente explica que está proibido o contato físico.
Foi autorizado também o retorno das igrejas e templos religiosos. “A capacidade é de 50%, o funcionamento normal durante todos os dias da semana. A restrição do horário de funcionamento foi eliminada. Os outros templos voltam a funcionar a partir da próxima semana, após a publicação do decreto”, explica.
Ainda hoje foi deliberado o protocolo para o Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro, para que os cemitérios sigam algumas regras para o funcionamento, evitando aglomerações. “Um dos pontos discutidos neste protocolo é a restrição de missas dentro do cemitério, a proibição de entrega de santinhos e folhetos dentro e fora do cemitério, algumas medidas para amenizar a aglomeração do coronavírus no finados”, finaliza.
Foto: Reprodução
Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado) em