Press "Enter" to skip to content

Goiânia tem aumento de 400% nas denúncias de poluição sonora

Última atualização 01/03/2022 | 15:46

O número de reclamações de poluição sonora aumentou 400% durante a pandemia, em Goiânia. Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), entre os dias 1º de janeiro e 10 de fevereiro de 2022, foram registradas 1.536 ocorrências. Além disso, mais de 25 carros foram apreendidos por conta de som automotivo.  Equipamentos também foram recolhidos e estabelecimentos autuados. As multas por essa infração, inclusive, podem chegar a R$ 50 milhões.

Para o diretor da AMMA, Ormando Pires, o aumento está relacionado às medidas de combate a Covid-19, principalmente as normas voltadas às restrições de aglomeração.

“As pessoas estão ficando mais em casa, se reunindo em suas residências e, consequentemente, ligando o som e fazendo barulho. Além disso, há também as denúncias de aglomerações em bares e distribuidoras. Isso tem feito com que a o número de ocorrências aumentasse”.

Fiscalização

Ainda de acordo com Ormando, a AMMA adotou medidas ao longo da pandemia a fim de conter o crime. Alguns dos exemplos citados pelo diretor são o aumento da frota de fiscalização e a instalação do plantão 24h, no qual, as reclamações podem ser feitas pelo disque 161.

“A gente também trouxe melhorias para os colaboradores como uniformes de identificação e novos equipamentos para conseguir acompanhar esse crescimento. Entretanto, reforçamos que poluição sonora é crime, por isso a população deve fazer a sua parte e ficar atenta ao volume do som”, concluiu.