Press "Enter" to skip to content

Goiânia tem média de 80% de cobertura contra a raiva canina

Em entrevista ao jornalista Breno Magalhães, do jornal Diário do Estado, o gerente de Controle de População Animal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Izaías Ferreira, falou sobre a vacinação antirrábica em Goiânia. 

Nesta segunda-feira, 14, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SMS, iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos que seguirá até 11 de dezembro. Até a sexta-feira, 16, a vacinação será feita em três locais específicos: Parque de Exposições Agropecuário (Pecuária) no setor Nova Vila, CEMEI João Paulo I (Jardim América) e Jardim Botânico (Pedro Ludovico), das 9h às 16h. Nos três locais existem a modalidade de pedestre, e no Parque de Exposições e Jardim Botânico a vacina também será disponibilizada no sistema drive-thru.

“A vacinação é gratuita, anual. É para cães e gatos a partir de três meses de idade. A vacina combate especificamente a raiva canina. Uma doença extremamente grave, índice de mortalidade de quase 100%, tanto do ser humano, quanto do animal afetado. A vacina é eficiente se for realizada anualmente. Em Goiânia temos média de 80 a 85% de média de cobertura. O último caso de raiva em humanos foi em 1999”, explica o gerente de Controle de População Animal, da SMS.

O especialista explica que existem três sintomas característicos e, ami,ais que estão com raiva. “Mudança repentina de comportamento, uma agressividade que o animal não tem, salivação excessiva, e prostração até ter uma paralisia”, informa.

Confira os locais de vacinação nas regiões Sul e Central:

14 a 26 de setembro (exceto domingos): 

Parque de Exposições – Nova Vila (drive-thru e pedestre);  CEMEI João Paulo I – Jd. América (pedestre);  Jardim Botânico – Pedro Ludovico (drive-thru e pedestre).

19 e 26 de setembro:

Esc. Mun. Jesuina de Abreu – Pq Amazônia (pedestre); Esc. Mun. Dona Belinha – Vila Izaura (pedestre).  

Confira a entrevista na integra: