Goiás é o sétimo estado com maior número de armas de fogo no Brasil

Custo com vítimas por arma de fogo no SUS equivale a quase 1 milhão de mamografias

O estado de Goiás registrou 71.493 posse de armas de fogo em 2022, um aumento de 11,46% em relação ao ano anterior. Com esse total de número de posse ativa de armas de fogo, Goiás fica em sétimo lugar no País, atrás dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Os dados foram levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados nesta quinta-feira, 19, no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O relatório traz, também, o número de armas apreendidas pelas instituições estaduais de segurança pública e pela Polícia Federal em 2022. Em Goiás, esse número reduziu 11,46% em relação a 2021, diminuindo de 5.276 para 4.851.

Dessa forma, o estado de Goiás apreendeu menos armas de fogo do que os estados do Maranhão, 6.512, Bahia, 5.476, e Pernambuco, 6.185. No total, as forças policiais nos estados e a Polícia Federal apreenderam 105.953 armas ao longo de 2022, uma redução de 8,1% se comparado ao ano anterior.

Pessoas físicas compraram mais cartuchos de munição do que órgãos e empresas de segurança

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública indica ainda que o varejo é o segmento que mais compra cartuchos de munição, mais do que os órgãos públicos, as Forças Armadas, as empresas de segurança privada e pessoas físicas integrantes de órgãos públicos de segurança pública juntos.

Foram mais de 92 milhões de cartuchos comprados pelos segmentos públicos e privados da segurança, contra mais de 259 milhões adquiridos pelo varejo. Ou seja, a quantidade de cartuchos de munição adquiridos pelas autoridades de segurança pública e privada representa apenas 35,82% da quantidade de cartuchos adquiridos por pessoas físicas sem ligação com órgãos de segurança.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é esfaqueado em Bento Gonçalves ao defender criança

Homem Esfaqueado em Bento Gonçalves ao Defender Criança

Na noite de 19 de dezembro, um trágico incidente ocorreu no centro de Bento Gonçalves, resultando na morte de um homem que havia defendido uma criança de suposta importunação sexual.

De acordo com relatos, o homem interveio para proteger a criança, o que levou a uma briga com o agressor. Durante a confrontação, o homem foi esfaqueado com golpes de faca.

Apesar dos esforços para salvá-lo, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. A polícia foi acionada e está investigando o caso para identificar o responsável pelo ataque.

A comunidade local está chocada com o incidente, destacando a coragem do homem que deu sua vida para proteger a criança.

As autoridades continuam a buscar testemunhas e evidências para esclarecer os detalhes do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp