A cidade de São Paulo recebe até sexta-feira (01/12) a 16° edição da fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que reúne atletas do paradesporto de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Em 2023, o estado de Goiás enviou uma delegação recorde com 131 integrantes, sendo 78 atletas inscritos em diversas modalidades. O número supera a delegação de 122 pessoas enviada em 2019, quando Goiás conquistou o 4° lugar no ranking geral.
O time goiano conta com o apoio logístico de transporte do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), que disponibilizou três ônibus para o deslocamento dos atletas, acompanhantes, comissões técnicas, staffs e dirigentes. Além do transporte, a SEEL também fornece o material esportivo para o uso nas competições. Parte dos atletas são oriundos do Centro de Referência Paralímpico, no Centro de Excelência do Esporte, que trabalha modalidades como atletismo, natação e parabadminton.
O secretário de estado de esporte e lazer, Edson Sales, enfatizou o apoio fornecido pelo Estado para mais essa campanha. “O Governo de Goiás vem oferecendo todo o suporte para o desenvolvimento do nosso Estado em competições. Em se tratando de paradesporto é algo ainda mais evidente, porque além do aspecto esportivo, tem também um retorno social, com a possibilidade de inclusão e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, destacou o titular da pasta.