Press "Enter" to skip to content

Goiás: segunda morte de criança por Covid-19 acende alerta para importância da vacinação

Última atualização 27/01/2022 | 19:35

Dois garotos morreram nesta semana no interior de Goiás por causa da covid. Os óbitos ocorrem pouco mais de uma semana após o início da vacinação infantil contra coronavírus e alerta para a importância da aplicação das doses nesse público. José Vitor Xavier, de 2 anos, morador de Morrinhos, e Marcos Jhon Marques, de 5 anos, de Santa Helena, faleceram em decorrência de complicações da doença.

No primeiro caso, o menino tinha sintomas de gripe que foram percebidos em 17 de janeiro pelos profissionais da creche onde ele ficava. Informada, a família buscou José Vitor, que ficou em casa até o retorno ao local, em 24 de janeiro.

Ele precisou de assistência médica no mesmo dia e foi internado, porém o quadro piorou e houve uma transferência para hospital municipal de Morrinhos. O diagnóstico de covid foi confirmado, mas a situação era grave e se complicou para uma para cardíaca e o garoto faleceu na terça (25).

O segundo óbito foi de uma criança era especial atendida em uma unidade de saúde no sábado (22) e encaminhada para o Hospital Estadual de Santa Helena (Herso) onde testou positivo para a covid.

A equipe prestou o atendimento necessário a Marcos Jhon e o liberou para casa. Ontem, quarta (26), a mãe percebeu pela manhã que ele não se mexia. Ela buscou ajuda médica e foi identificada a morte por parada cardiorrespiratória.

Os especialistas na área da saúde têm alertado para a importância de proteger as crianças contra a doença. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, “cada dose dessas é uma vida salva”.

Óbitos

O estado de Goiás registrou 44 mortes de crianças abaixo de 10 anos por causa de covid desde o início da pandemia. Só neste ano foram quatro sendo duas nesta semana. No Brasil são 1.449, sendo a segunda causa de morte em crianças atrás apenas de acidentes de trânsito.

Desde segunda (24), o estado aplica doses pediátricas de Coronavac e Pfizer nas crianças a partir de 11 anos de idade. O calendário de vacinação em Goiânia é por ordem decrescente e começou a aplicação dos imunizantes na faixa etária de 5 anos.