Goiás Social: Estado promove grande evento para mulheres a partir desta segunda

O Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), convida meninas e mulheres para uma grande ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Trata-se da primeira edição do Goiás Social Mulher, que será realizada dos dias 4 a 8 de março, na Praça Cívica, em Goiânia.

O evento conta com a participação de 15 órgãos e unidades do Estado, que se reúnem para oferecer 4 mil vagas de emprego, inscrições para cursos profissionalizantes, oficinas de ovos de Páscoa e entrega de 11 mil cartões sociais, como Mães de Goiás e Dignidade. Ainda, haverá a doação de 30 geladeiras e distribuição de lâmpadas de LED pela empresa Equatorial.

Serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como o atendimento da Delegacia Estadual da Mulher, emissão de carteira de identidade e Vapt Vupt. Na área da saúde, as mulheres poderão fazer, por exemplo, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites, exames de mamografia, tomografia, além de receber o complexo homeopático para dengue.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destaca que é preciso ter um olhar especial para as mulheres. “Em muitos dos nossos programas elas são a maioria dos beneficiados, como Crédito Social, Aluguel Social, ProBem e tantos outros. Por isso, para esse mês da mulher estamos realizando esse grande evento voltado para elas”, explica.

“Em um mesmo local, na região central da cidade e com fácil acesso, as mulheres terão uma série de serviços e benefícios ao longo de toda a primeira semana de março”, completa Gracinha. O governador Ronaldo Caiado e secretários de Estado também vão participar da programação.

Para aproveitar o maior número possível de serviços, a dica é que as mulheres levem todos os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e certidão de nascimento dos filhos. Confira os principais atendimentos disponíveis, por área:

Social

Entrega de cartões:
10.338 Mães de Goiás
945 Dignidade
100 Goiás Por Elas
Informações sobre Aluguel Social, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Goiás por Elas, Dignidade Menstrual e Protocolo Todos por Elas
Informações sobre o desbloqueio de cartões Mães de Goiás
150 kits Aprendiz do Futuro

Emprego

Oferta de 4 mil vagas de emprego
Entrega de certificados de cursos do COTEC
Oficinas de ovos de Páscoa

Saúde

Exames de mamografia e tomografia, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, auriculoterapia, práticas corporais chinesas, complexo homeopático para dengue (gotinhas), distribuição de preservativos e autotestes de HIV
Hemocentro

Vapt-vupt

Emissão de carteira de identidade, espelho de CPF, Detran, boleto IPVA, segunda via CNH, emissão de CRLV, boleto de multa, agendamento de serviço, Goiasprev, atendimento multifuncional, Ipasgo

Saneago

Atendimento ao público, 2ª via de conta, negociação de débitos, cadastramento da tarifa social

Segurança

Delegacia Estadual da Mulher
Orientações e policiamento feminino (Batalhão Maria da Penha)
Palestras e orientações de primeiros socorros (Corpo de Bombeiros)

OVG

Entrega de cadeira de rodas, cadeira de banho, fralda geriátrica, fralda infantil, bengalas, leite especial, colchão caixa de ovo, kit enxoval para bebê, muletas e Mix do Bem

Educação

Informações e matrículas do Alfabetização e Família e Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentação do projeto Ciranda da Arte

Defensoria Pública

Orientação jurídica em geral, regularização de guarda e alimentos (consensuais), divórcio e dissolução de união estável (consensual ou litigioso sem bens e sem filhos menores), reconhecimento de união estável com conversão em casamento, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, retificação de prenome e gênero de pessoas transgênero, requerimento de 2ª via de certidão nascimento, casamento e óbito, requerimento para a gratuidade da carteira de identidade

Equatorial

Doação de 30 geladeiras, distribuição de lâmpadas de LED e Nave Equatorial (ônibus lúdico com experiência em energia elétrica)

Lazer

Rua do Lazer com futebol de salão, pula pula, multi park e gibiteca

Autocuidado

Serviços de beleza: 14 estações simultâneas de maquiagem, escovação, corte feminino, esmaltaçao e massagem

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp