Press "Enter" to skip to content

Goiás tem alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h

Última atualização 02/03/2023 | 16:40

Um alerta de tempestade para Goiás foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET). A previsão é que chuvas com potencial de destruição devem chegar até às 22 h desta quinta-feira, 2. O fenômeno será acompanhado de ventos intensos de até 100 km/h e pode ocorrer granizo. A força da natureza pode desencadear problemas como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

 

A orientação é acionar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, caso seja necessário. Um alerta do Inmet está sendo enviado para os celulares cadastrados por usuários. Os especialistas recomendam não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e ainda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

 

Após um fim de semana chuvoso, a semana começou com tempo firme. O recuo da instabilidade está sendo retomado com o aumento gradativo da nebulosidade sobre o estado de Goiás em decorrência da combinação calor e umidade.

 

Nesta sexta-feira, 03, os goianos devem enfrentar pancadas de chuvas moderadas a fortes  e isoladas “típicas de verão” com rajadas de vento e raios. A capital pode ter variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas, com temperatura máxima chegando aos 30ºC, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A expectativa é a mesma para todo o fim de semana. 

 

Alerta

 

A solicitação de cadastramento para recebimento de avisos e alertas de desastres emitidos pelo governo federal pode ser feito enviando uma mensagem de SMS para o número 40199 com o CEP da residência ou área que deseja monitorar.

 

A confirmação do cadastro no sistema de alerta é enviada em seguida com a resposta “Cadastro realizado com sucesso. O seu celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil”. O serviço é gratuito para o cidadão. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.