Última atualização 09/08/2023 | 10:24
O anuário do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças), o estado de Goiás tem mais de 14 mil empregos gerados por micro e pequenas empresas de reparação automotiva. O número de micro e pequenas oficinas de reparação automotiva em Goiás chega a quase 4.800, segundo divulgação do Sebrae.
Para o levantamento do Sindipeças e da Abipeças, reparação automotiva é composta pelos serviços como as retíficas, funilarias e pinturas, os centros automotivos com reparos em motores, transmissões, suspensões, freios e sistemas elétricos.
Ao considerar todo segmento de reparação automotiva no estado de Goiás, incluindo estabelecimentos do ramo que não se enquadram como micro e pequena empresas, os empregos gerados podem chegar a 30 mil empregos diretos.
Segmento de reparação automotiva empregou mais 224 mil trabalhadores
Em todo País, o segmento empregou mais de 224 mil pessoas em 2022, sendo que o estado de São Paulo ficou em primeiro lugar, com 57%, Minas Gerais, em segundo, com 12%, e o estado de Santa Catarina, em terceiro, com 11,1% do número de empregos no ramo em todo País.
O levantamento do Sindipeças e da Abipeças indica, também, que o faturamento líquido nominal da indústria de autopeças no Brasil, de janeiro a maio de 2023, cresceu 6,5% sobre igual período de 2022. O segmento de mercado com maior percentual de aumento de negócios foi a reposição: com 25%.