Governador afastado de Santa Catarina, Carlos Moisés, escapa de impeachment

Governador afastado de Santa Catarina, Carlos Moisés, escapa de impeachment

Carlos Moisés (PSL) escapou do segundo pedido de impeachment contra ele. Para a cassação do governador afastado de Santa Catarina, seria necessário sete votos dentre os 10 membros, cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, do Órgão Especial responsável pelo caso,

O governador foi afastado em 26 de março de 2020. Com a absolvição, Moisés pode reassumir a cadeira. Ele foi acusado de crime de responsabilidade devido a compra de 200 respiradores, sem licitação, por R$ 33 milhões, na pandemia.

Votaram pela absolvição, Marcos Vieira (PSDB), José Milton Scheffer (PP), o deputado Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT).

Enquanto isso, votaram pela cassação a relatora e desembargadora Rosane Portella Wolff, a desembargadora Sônia Maria Schmidt, o desembargador Roberto Pacheco, o desembargador Luiz Zanelato, o desembargador Luiz Antônio Fornerolli e o deputado Laércio Schuster (PSB).

Em coletiva de imprensa depois do julgamento, Carlos Moisés anunciou que os integrantes de pastas do primeiro escalão do governo que estavam em sua gestão antes do afastamento devem retomar aos seus cargos, assim como ele.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brasil empata com Uruguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026

Na noite de terça-feira, 19 de novembro de 2024, o Brasil encerrou o ano com um empate de 1 a 1 contra o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
 
Após este resultado, a equipe comandada pelo técnico Dorival Junior caiu para a 5ª posição da classificação, somando 18 pontos, sete a menos do que a líder Argentina. A seleção brasileira agora aguarda seus próximos compromissos em março de 2025, quando enfrentará a Colômbia e a Argentina.
 
Jogando diante da torcida brasileira, a seleção mostrou muita disposição para começar bem a partida, mantendo mais a posse de bola e buscando articulações pelo meio da defesa adversária. No entanto, a partir do meio do primeiro tempo, o Uruguai passou a criar dificuldades para a saída de bola do Brasil e começou a encontrar espaços para chegar com perigo ao gol defendido por Ederson, como a finalização de Valverde aos 38 minutos.
 
Logo nos primeiros minutos da etapa final, os uruguaios conseguiram aproveitar as chances criadas para abrir o placar. Aos 9 minutos, Maxi Araujo encontrou Valverde, que se livrou de Bruno Guimarães antes de bater colocado para vencer Ederson. Mas o Brasil não demorou a igualar o placar. Aos 16 minutos, Gerson aproveitou uma bola que sobrou no alto para pegar de primeira de fora da área e marcar um belo gol.
 
A partir daí, a equipe de Dorival Junior tentou fechar o ano de 2024 com uma vitória, mas não conseguiu. O empate reflete a necessidade de ajustes estratégicos para os próximos desafios nas Eliminatorias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos