Governo de Goiás abre inscrições para cursos gratuitos na área de tecnologia

Governo de Goiás abre inscrições para cursos gratuitos na área de tecnologia

O Governo de Goiás abriu 165 vagas para cursos gratuitos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares, Robótica Básica e Eletrônica. A formação é oferecida dentro do Sukatech, programa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As inscrições podem ser feitas pelo link goias.gov.br/inovacao/programa-sukatech, ou presencialmente na sede do Sukatech, na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia.

São 60 vagas para o curso de Informática Básica e Empreendedorismo (20 por turno), 60 para Montagem e Manutenção de Computadores, Celulares e Empreendedorismo (20 por turno) e 45 vagas para Robótica Básica, Eletrônica e Empreendedorismo (15 por turno), nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os horários das aulas são das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; e das 18h30 às 21h30.

As aulas são presenciais e começam na próxima segunda-feira (8/4), na sede do programa Sukatech. A carga horária é de 45 horas para os cursos de Informática Básica e Robótica e de 70 horas para o curso de Montagem e Manutenção. Todos os alunos que finalizarem os cursos receberão certificados de conclusão.

Os cursos têm reserva de 50% das vagas para mulheres, dentro do programa Goianas na Ciência e Inovação, iniciativa da Secti para despertar, acelerar e desenvolver mulheres nas carreiras de tecnologia, pesquisa e empreendedorismo inovador. A intenção é ajudar a construir um futuro mais igualitário e promissor no estado.

Sukatech

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social. Gerido pela Secti, a iniciativa tem a parceria da organização da sociedade civil Programando o Futuro. Por meio do Sukatech, o Governo do Estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento dos itens, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Os resíduos eletroeletrônicos coletados pelo Sukatech são utilizados nos cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica, proporcionando que os alunos aprendam de maneira prática. Em seguida, os itens recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos