Press "Enter" to skip to content

Programa Sukatech recolhe 500 toneladas de lixo eletrônico

Última atualização 06/01/2024 | 10:32

O programa Sukatech, dedicado ao desenvolvimento tecnológico e sustentável em Goiás, recolheu 500 toneladas de lixo eletrônico em 2023. Gerido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), demonstra o comprometimento estatal com a tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Um dos pilares do programa é o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que realiza reciclagem e recondicionamento de equipamentos. Outro ponto é a oferta de cursos em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, incorporando uma abordagem que une sustentabilidade e desenvolvimento social.

Em 2023, certificou 1.336 alunos em seus cursos de tecnologia, destacando-se como uma referência na formação de talentos no estado. Além disso, suas campanhas ambientais em escolas estaduais impactaram 11.646 alunos, promovendo uma consciência ambiental crucial para o desenvolvimento sustentável.

“São muitas pessoas envolvidas no projeto, desde alunos até parceiros colaborativos, que tornaram possível um ano tão significativo. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um Goiás mais tecnológico, sustentável e inovador”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Destacando o compromisso com a responsabilidade social, o Sukatech doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiando 83 entidades e instalando nove pontos de coleta estratégicos em diversas áreas, como as secretarias de Economia, Segurança Pública, Educação, Saúde, Hub Goiás, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de prefeituras, como cidade de Goiás e Cidade Ocidental.

Entre 2021 e 2023, o programa recebeu R$ 2,9 milhões em recursos, valor que deve ser acrescido de mais R$ 4,7 milhões nos próximos anos. Para o ano que vem, o Sukatech prevê a aquisição de um novo caminhão para ampliar a capacidade de coleta e transporte de resíduos eletrônicos. O programa também planeja certificar 2.100 alunos, além de aumentar o número de computadores recondicionados para 2 mil e chegar a 750 toneladas recolhidas.