Gracinha Caiado anuncia edição de 2024 da Copa Quilombola

Gracinha Caiado anuncia edição de 2024 da Copa Quilombola

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou nesta semana a edição de 2024 da Copa Quilombola, torneio de futebol que mobiliza as comunidades tradicionais de todas as regiões do estado. Realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e do Goiás Social, a terceira edição da competição terá quatro etapas regionais e deve receber a inscrição de cerca de 60 equipes. A previsão é que o evento ocorra no segundo semestre do ano.

O anúncio foi feito por Gracinha, na última quarta-feira (20), durante evento na comunidade quilombola do Forte, em São João d’Aliança. Para a coordenadora do Goiás Social, o evento tem como objetivo valorizar a história e cultura desses povos. “Esse é um torneio muito especial que foi pensado para trazer essa integração por meio do esporte, dando mais visibilidade para os talentos das nossas comunidades quilombolas de Norte a Sul de Goiás”, destacou a primeira-dama.

O campeonato teve a sua primeira edição realizada em 2022, e contou com a participação de 38 equipes, sendo 33 masculinas e cinco femininas. Já no último ano, a copa recebeu 45 times, sendo 12 formações femininas. Cerca de 2 mil atletas, no total, participaram das duas primeiras edições, que receberam um aporte financeiro de cerca de R$ 2,5 milhões do Tesouro Estadual por meio do Fundo Protege.

As comunidades que participam da copa recebem kits de participação que incluem materiais esportivos como bolas, uniformes completos, cronômetros, apitos, entre outros materiais. Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, a Copa Quilombola é mais uma ferramenta do Goiás Social para integrar essas comunidades. “É uma copa inclusiva que faz com que essa população possa se sentir representada e valorizada pelo poder público”, finaliza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos