Press "Enter" to skip to content

Guia do aventureiro: quer ir para o Canadá? Saiba como!

O Diário do Estado traz uma entrevista perfeita para você que sonha com as terras geladas do Canadá. Que seja para visitar, estudar, trabalhar ou morar! Saiba de tudo com ótimas dicas de dois consultores jurídicos de imigração que falaram conosco: Patrícia Pereira e Nelson Lisboa.

Para os estudantes:

A palavra é Planejamento! Patrícia explica: “Estudantes Goianos que queiram vir para a Terra do Norte, o Canadá, ou o pai e a mãe que queiram enviar seus filhos para cá, para fazer um curso de verão, tem que planejar o passaporte, escolher o curso de inglês mais viável para o filho, escolher uma escola credenciada ao governo canadense, e se o menor vai ficar ou não no poder de uma família do país”.

Nelson dá mais detalhes: “A primeira opção é um curso básico de quatro meses, onde não é exigido um visto de estudante. Para entrar no ensino médio, ou faculdade, o nível de inglês do aluno vai ser acessado. Para estas opções, o Inglês é primordial (…) depois, o visto de visitante é alterado para o visto de estudante. Num futuro próximo, ele (o estudante) pode aplicar residência“.

Para maiores de idade trabalharem no Canadá:

Segundo Nelson Lisboa, “qualquer pessoa que esteja no Canadá precisa estar com o visto válido. O de visitante vale 6 meses, o de estudante e trabalhador tem o tempo determinado na declaração que a pessoa recebeu da imigração no Canadá. O visitante pode mudar para o status de estudante ou trabalhador. No caso do último, o visto pode ser dado por um ou dois anos, e renovado no mesmo período”

“O que importa é manter visto válido e depois, no final do período do visto, aplicar para residência“, explica o advogado, para aqueles que desejarem fazer morada no país.

Veja outras dicas na entrevista: