Press "Enter" to skip to content

Haddad decide prorrogar isenção de impostos sobre combustíveis

Última atualização 27/12/2022 | 15:37

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), decidiu prorrogar a isenção de impostos sobre combustíveis por mais um mês. A proposta do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, era da prorrogação por mais 90 dias ao início de 2023, mas o governo eleito decidiu reduzir o número para 30 dias. Ainda não se sabe como ficará a situação a partir de fevereiro.

A isenção de impostos sobre combustíveis

No atual governo de Bolsonaro (PL), instituiu-se a isenção de impostos sobre combustíveis, afetando o preço de gasolina, diesel e gás de cozinha. A proposta do candidato derrotado nas Eleições deste ano era de manter a isenção durante todo o ano de 2023. Porém, a ideia do governo de Lula (PT) é diferente.

Por meio de Haddad, a pasta da Fazenda estuda criar um mecanismo como um fundo de recursos de tributos para conter a alta de combustíveis. Isso porque a isenção de impostos custa R$ 52 bilhões aos cofres da União.

Paulo Guedes sugeriu prorrogar a isenção pelos primeiros 90 dias do governo Lula, mas Haddad se posicionou contra o período. A intenção era decidir a respeito do assunto em janeiro, mas as partes entraram em acordo para estender a isenção por 30 dias. Com isso, a decisão pode ser tomada com mais calma no início de 2023.