Press "Enter" to skip to content

HCN se consolida como unidade de referência no Centro-Norte Goiano

Última atualização 05/11/2023 | 14:47

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) se consolida como unidade de referência em média e alta complexidade para a população dos 60 municípios que integram a Macrorregião do Centro-Norte do estado. A unidade, localizada em Uruaçu, completa dois anos de funcionamento como hospital geral em dezembro deste ano. Neste período, o HCN teve um avanço significativo com a inserção de diferentes especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração, construção do novo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico e implantação de novos serviços e atividades relacionadas à sustentabilidade.

O Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, enfatiza que o pleno funcionamento do HCN contribui para o avanço do processo de regionalização da Saúde. “Os moradores dos municípios da Macrorregião Centro-Norte não precisam mais passar pelo estresse dos grandes deslocamentos para o tratamento dos casos graves de saúde”, destaca. Para se ter uma ideia da importância da unidade para a região, de setembro de 2022 a setembro de 2023, foram realizados 142.817 atendimentos, com 7.538 cirurgias realizadas, sendo 35% ortopédicas. Na oncologia, foram 12.498 atendimentos realizados, com 3.711 biópsias e 603 cirurgias.

O hospital em Uruaçu foi aberto ao público pelo Governo de Goiás em março de 2021, no auge da pandemia da Covid-19. Durante oito meses, a unidade funcionou como Hospital de Campanha, destinado ao acolhimento e tratamento das pessoas com coronavírus. Na solenidade que marcou a alteração do perfil da unidade para hospital geral, o governador Ronaldo Caiado acentuou que o HCN se consolidará como “Gigante do Norte” com importantes serviços e ações implantadas gradativamente, contemplando a população.

A estrutura do HCN, que já era de padrão elevado, teve um grande impulso em fevereiro deste ano com a inauguração do novo espaço do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Ele conta com sala de ressonância magnética, sala de tomografia, sala de comando, duas salas de Raio-X digital, sala de cicloergometria, duas salas de ultrassom, sala de holter, duas salas de ECG, duas salas de endoscopia, sala de impressão de laudos, sala de limpeza e desinfecção, sala de guarda-materiais, sala administrativa e copa. O SADT é o primeiro do país e do Sistema Único de Saúde (SUS) que possui uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva, que possibilita a humanização da experiência do paciente.

Centro de Oncologia

O Centro de Oncologia do HCN foi inaugurado em junho de 2022, com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado às pessoas com câncer. É o primeiro serviço da rede pública estadual destinado ao tratamento dos pacientes com câncer no estado. O espaço conta com 21 leitos de internação, ambulatório com consultórios, salas para quimioterapia e equipe multiprofissional voltados ao tratamento clínico e cirúrgico. A unidade também disponibiliza aos pacientes a realização de exames especializados como biópsias com punções guiadas, biópsia por congelação, com o apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias e respiratórias.

UTI Neonatal e Centro Obstétrico

Atualmente o HCN atende desde o pré-natal da gestante de alto risco até o cuidado intensivo do bebê após o nascimento. Em maio de 2022 o hospital foi acrescido com uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com 10 leitos. Integrada a esse espaço, passou a funcionar a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), com mais cinco acomodações. O novo Centro Obstétrico é estruturado com salas de partos normais e cesarianas. Houve ainda a abertura de um alojamento conjunto, com mais 30 leitos.