Press "Enter" to skip to content

Homem invade julgamento e atira contra assassino do pai em Pernambuco

Última atualização 03/04/2024 | 11:28

Um homem foi preso em flagrante após atirar contra o réu durante um julgamento em São José de Belmonte, no sertão de Pernambuco. O crime ocorreu em 29 de novembro de 2023, mas se tornou público apenas na última segunda-feira, 1º. O atirador foi identificado como Cristiano Alves Terto e está preso de forma preventiva.

O ataque ocorreu na Vara Única da Comarcada da cidade. Segundo jornais pernambucanos, a vítima, Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura, estava sendo julgado pelo homicídio do pai de Cristiano. O crime ocorreu em 2012, mas o julgamento aconteceu em 2023.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito, que estava sentado ao lado de uma mulher, se levante e vai em direção ao réu. A moça tenta impedi-lo, mas não consegue. O atirador se aproxima da vítima que estava sendo julgada e disparada diversas vezes. Ele também deu coronhadas na cabeça do réu.

Um tumulto generalizado foi registrado. Testemunhas, jurados, advogados e juízes que estavam no local saíram correndo da sala. Além do réu, ninguém ficou ferido.

Francisco sobreviveu ao ataque e foi encaminhado até o Hospital de São José de Belmonte, sendo transferido depois para o Hospital de Serra Talhada. Ele se encontra bem e, atualmente, está solto.

Em relação ao atirador, ele foi preso em flagrante e teve o revólver calibre 38 apreendido. O homem foi preso de forma preventiva e, em março deste ano, a defesa entrou com um pedido de habeas corpus, alegando que “não há qualquer indício” de que a liberdade dele ofereça risco à garantia da ordem pública ou à instrução criminal, mas a Justiça negou o recurso.

Crime julgado

O pai do atirador, Francisco Alves Terto, foi assassinado em 2012. De acordo com o processo, Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura, réu e vítima do primeiro crime, teria atirado contra a vítima após um desentendimento envolvendo um burro que teria fugido de sua propriedade.

Um dos disparos da arma de fogo atingiu Francisco Alves Terto que, depois de 18 dias, acabou morrendo.