Press "Enter" to skip to content

Idosa de 92 anos entra para o Guinness como esquiadora aquática mais velha do mundo

Última atualização 15/01/2024 | 09:26

Uma idosa, de 92 anos, que reside em Utah, nos Estados Unidos, é oficialmente a esquiadora aquática feminina mais velha do mundo, como aponta o Guinness World Records (GWR). Dwan Jacobsen Young, mora em Fish Haven e continua a se aventurar pelas águas. 

Dwan ingressou no mundo esportivo aos 29 anos, em 1961, impulsionada pela aquisição de uma cabana de praia no Bear Lake, entre Idaho e Utah. A paixão floresceu em uma época em que os esportes aquáticos eram muito populares na região.

Desde então, a família continua a frequentar o lago e praticar o esporte, a menos que as condições climáticas não permitam. Mesmo após tantos anos, a idosa compartilha que a emoção persiste.

“Sempre sinto frio na barriga antes de entrar na água. Na água, sinto-me animada”, disse ao Guinness, revelou ao Guinness.

A prática do esqui aquático é composta de no mínimo duas pessoas. Enquanto uma conduz a lancha, a outra é puxada por uma corda de 18,25 metros. O esporte requer o equilíbrio dentro da água a uma velocidade de 80 Km/h.

No Brasil, os primeiros esquis surgidos por volta dos anos 40/50 foram importados dos EUA. Época em que o esqui era praticado com os dois pés (um em cada esqui) e o progresso se limitava a algumas “acrobacias”. O esporte como é conhecido hoje começou a ser praticado a partir dos anos sessenta.