Press "Enter" to skip to content

Idoso é preso suspeito golpe em mulher que queria adotar criança ucraniana

Última atualização 20/06/2022 | 17:33

O conflito entre Rússia e Ucrânia vem favorecendo a atuação de criminosos que usam as consequências da guerra para plicar golpes. Auly Rosa de Paula, de 64 anos, por exemplo, foi preso suspeito de receber 2 mil Euros de uma mulher do interior de Goiás, com a promessa de que conseguiria facilitar a adoção de uma bebê ucraniana órfã da guerra.

O montante equivalente a cerca de R$ 10 mil, foi pago pela vítima a Auly, que usava imagens tiradas de um banco de imagens da internet para enganar a mulher. O suspeito que já possuí 20 passagens por crimes como homicídio, roubo e ameaça, foi preso no último dia 15 em uma praia de Belém, no Pará, pelo crime de estelionato.

Segundo o delegado Paulo Ludovico, responsável pelo caso, o suspeito sabia que a vítima tinha vontade de ter um filho. Ele, então, se passou por um trabalhador da imprensa que estaria na Europa ajudando jornalistas a cobrir a guerra entre os dois países, e que poderia ajudar com um suposto processo de adoção. Entretanto, depois de receber o dinheiro, Auly parou de responder as mensagens da vítima, que o denunciou após perceber que havia caído em um golpe.

“Ele começou a trocar mensagem com essa mulher, informou que estaria em uma cidade da Polônia cobrindo a guerra. Sabendo que essa mulher queria um novo filho, disse que poderia intermediar esse processo, conhecido como engenharia social de adoção. Ele alegava que conhecia um advogado é que o dinheiro era pagar esse profissional que conseguiria essa adoção internacional. Porém, depois de receber o dinheiro, o homem falou que não responderia mais, porque a equipe de reportagem teria o equipamento confiscado. Depois descobrimos que ele estava em uma praia”, explicou.