Press "Enter" to skip to content

IFG abre inscrições para curso técnico, em Aparecida de Goiânia

Última atualização 07/10/2021 | 11:22

O Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus de Aparecida de Goiânia, abriu no último dia (04), inscrições da chamada pública para o preenchimento de 10 vagas remanescentes do curso Técnico Integrado em Alimentos. O curso é oferecido pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).  As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet até o próximo dia 14/10. As aulas acontecerão no turno noturno.

As vagas são preferencialmente para pessoas maiores de 18 anos que já concluíram o ensino fundamental (8ª série ou 9º ano). Também é necessário que tenha em mãos o histórico do ensino fundamental.

Para se inscreverem, os candidatos deverão entrar no site: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/eja, escolher o campus Aparecida de Goiânia e preencher o formulário que estará disponível. Em seguida, deverá fazer o upload (envio) da documentação necessária:

  • certidão de nascimento ou casamento,
  • RG e CPF,
  • comprovante de endereço com CEP,
  • foto 3×4 recente,
  • certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para candidatos do sexo masculino e
  • certidão de quitação eleitoral expedida pelo site do TSE), em um único arquivo pdf dentro do prazo inscrições.

Serão classificados os candidatos que postarem no site do IFG, até 14 de outubro, a documentação completa para a matrícula e caso haja um número maior de candidatos do que o número de vagas, a classificação será feita com base nas notas dos três anos finais do Ensino Fundamental.

O resultado será publicado até o dia 19/10. Não haverá prova para selecionar os participantes Ou seja, serão classificados os candidatos que postarem no site do IFG, até 14 de outubro, a documentação completa para a matrícula.

De acordo com o professor da IFG, Marcelo Francisco, é muito importante esses cursos oferecidos para alunos do EJA, ainda diz que é uma oportunidade para o aluno, além de adquirir o certificado de conclusão do ensino médio, também obter a formação técnica e consequentemente uma profissão.

“Muitos deles tiveram de parar os estudos, devido a uma série de fatores como: trabalho, família, saúde, mudanças, etc. E a oferta desses cursos EJA, com esse bônus da formação profissionalizante, vem ao encontro desse público que busca crescimento pessoal e profissional”. Relata Marcelo

Ainda segundo Marcelo, a instituição já tem vários depoimentos de alunos e alunas que já formaram, dizendo da satisfação ao concluir o curso, que no início pessoas próximas a elas diziam que não iriam conseguir, pois seria difícil conciliar tudo e agora, ao concluírem, viram que são capazes, que hoje se consideram pessoas muito melhores do que quando entraram.

“É importante frisar para o/a candidato/a não deixar de entrar em contato por esse número de WhatsApp caso tenha alguma dúvida de qualquer natureza. Estamos aqui no campus Aparecida aguardando ansiosos a chega desses 10 novos alunos”, conclui o professor.

Sobre o curso Técnico em Alimentos:

O curso Técnico Integrado em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontece no turno noturno para favorecer o estudante trabalhador. O aluno matriculado tem a oportunidade de fazer o Ensino Médio integrado a uma formação técnica de qualidade reconhecida. O curso tem duração de três anos.

Ao concluir o curso, o técnico em Alimentos estará capacitado para atividades relacionadas à produção alimentícia, aquisição e manutenção de equipamentos. O profissional poderá trabalhar em indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas. Indústria de insumos para processos e produtos, laboratórios de análises e controle de qualidade, instituições de pesquisa e ensino, entre outros, além de poder atuar também como autônomo.

No momento, em função da pandemia de covid-19, as aulas estão sendo ministradas totalmente online e o aluno que não dispõe dos recursos técnicos necessários para acesso às aulas podem adquirir emprestados os equipamentos, como computador ou tablet, por meio dos editais de conectividade, lançados pelo Instituto Federal de Goiás para garantir a manutenção e qualidade das aulas.

Para tirar dúvidas referente as inscrições, O IFG oferece um número de WhatsApp (62) 3507-5989 para esclarecimento de quaisquer dúvidas e também para ajuda no preenchimento do formulário e no envio da documentação.

 

Isso vai fechar em 0 segundos