Press "Enter" to skip to content

Igreja ucraniana retira prêmio de soldado após descobrir que ele é gay

Última atualização 02/03/2024 | 10:19

Uma igreja ucraniana retirou o prêmio de um soldado que lutou contra as forças russas após descobrir que ele é gay. A decisão foi publicada no site oficial da instituição, que classificou a sexualidade do ucraniano como “tendências pecaminosas” e que ele não merecia a honraria pois “propaganda aberta de uma ideologia pecaminosa”.

Viktor Pylypenho havia recebido o prêmio em homenagem ao seu serviço militar em 8 de fevereiro de 2024. O soldado batalhou na guerra contra a Rússia e impediu que territórios ao redor da instituição religiosa fosse invadida pelo exército.

No entanto, duas semanas depois, a Igreja notificou os fiéis que a honraria seria retirada devido a sexualidade do militar. “Agradecemos ao soldado Viktor Pylypenko, bem como a todos os nossos defensores por protegerem a nossa liberdade e integridade territorial, pelos seus méritos militares, mas não partilhamos as suas preferências pecaminosas e a agitação LGBT.”, afirmou a instituição ao site Metro.

A igreja afirmou, ainda, que Pylypenko negava a existência de Deus por ser gay.

Resposta

O soldado, através de um comunicado, repudiou a retirada do mérito e informou que isso não diz sobre os momentos de terror que viveu durante a guerra. “Naquela época, muitos membros da nossa comunidade foram mortos, feridos e capturados, e lutaram ao longo de toda a linha de frente em várias unidades”, disse Pylypenho.

Vale ressaltar que o ex-combatente é conhecido na comunidade por ter fundado, em 2018, uma entidade de apoio a soldados e veteranos gays.