Press "Enter" to skip to content

Imagem: manifestantes pró-Trump tomam Senado americano

Última atualização 06/01/2021 | 17:38

Imagem impressionante deste dia decisivo das eleições americanas mostra um manifestante tomando uma cadeira principal no prédio do Senado, em Washington. Mais manifestantes também já estão no local, enquanto no Capitólio, a polícia e a Guarda Nacional tomam conta dos tumultos, que envolvem bombas de gás lacrimogênio.

Depois que membros do próprio partido Republicano “deram para trás” no apoio a Trump, os eleitores decidiram ocupar as ruas de Washington na “Marcha para Salvar a América”, em que o próprio Donald Trump discursou. Ele alega, há meses, que as eleições foram fraudulentas em favor de seu oponente, Joe Biden.

Mas, tantas vezes já se viu imagens como esta ao redor do mundo, por que o choque? Simples: sê vê em todo lugar, mas não nos Estados Unidos da América. A Constituição mais forte do mundo moderno confere à democracia do país serena estabilidade, até agora. Nos últimos anos, os EUA embarcaram numa profunda crise de identidade, moral e política. O resultado são os acontecimentos de hoje, no capitólio.