Press "Enter" to skip to content

Imagens de drone ajudam a monitorar cheia do Rio Vermelho

Última atualização 21/02/2024 | 13:50

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) está recorrendo ao uso de drone para monitorar a cheia do Rio Vermelho, na Cidade de Goiás.  Devido ao temporal que caiu no município entre segunda, 19, e terça-feira, 20, o volume do curso d’água praticamente quadruplicou, como é possível ver nas imagens aéreas.

Em vídeo divulgado pela corporação, o comandante da Força Tarefa Especializada do CBMGO Tenente Higor Souza Eller, afirma que a situação no momento é “de atenção e de alarme”, contudo, a atuação dos bombeiros no local é mais voltada para prevenção.

“O rio ainda está em níveis altos, mas já reduziu um pouco. Então, nós estamos orientando a população de ribeirinha para que tome os devidos cuidados. Que não se aproxime das margens, e também não fique circulando com veículos próximos dos locais, não respeitando os locais isolados pelo porto de Bombeiros”, diz.

Ainda segundo o tenente, outras forças de segurança pública, como a Polícia Militar, além de todos os órgãos municipais, cooperam com as ações. “Nós já promovemos a remoção da retirada de veículos que estavam estacionados próximos ao rio, e outras ações preventivas. Como monitoramento de barragens e de regiões sensíveis, onde ocorre estrangulamento do rio”, explica.

Fake News

Com a cidade de Goiás está em estado de alerta, um outro problema chama atenção das autoridades e forças de segurança: a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e Telegram. São imagens de enchentes que ocorreram em outras ocasiões, deixando a população em pânico.

“Vídeos de anos anteriores, de alguns desastres, estão sendo postados e também repassados, como se fossem vídeos atuais. Isso cria pânico na população”, alerta o Tenente Coronel Dos Santos, Comandante do 12° BBM- GO. “É importante, antes de replicarmos qualquer notícia, que tenhamos consciência se realmente são fatos verídicos antes de estar repassando”.

“Qualquer coisa pode estar buscando informações pela Central 193 do Cope de Bombeiros para estar confirmando se realmente estamos tendo algum desastre em andamento”, finaliza em vídeo divulgado pelo CBMGO.

Transtornos

A Secretaria Municipal de Cultura está providencia, na tarde desta quarta-feira, 21, a transferência do acerto do Museu Casa de Cora para o prédio do Museu Frei Nazareno Confaloni, que fica ao lado da igreja do Rosário, a cerca de 50 metros do rio. Sobre o acervo de Veiga Vale, a decisão caberá ao Instituto Biapó, onde ele está situado.

O prédio da Prefeitura da Cidade de Goiás e um hospital do município precisaram ser evacuados após uma forte chuva. O temporal, que começou na madrugada de segunda-feira, 19, resultaram no aumento do nível do Rio Vermelho, que corta a cidade. Defesa Civil alerta para mais chuvas nesta quarta-feira, 21.

A sede da prefeitura foi evacuada após pedido do prefeito Aderson Gouvea (PT),  pois ainda chovia na cabeceira do rio. A assessoria da administração informou que a água do rio subiu dois metros em cerca de duas horas e que pode subir mais nas próximas horas.

Além da sede da gestão, um hospital do município também precisou ser evacuado devido ao perigo no nível do rio. Pacientes foram transferidos para outras unidades, em segurança. O Corpo de Bombeiros foi ao local para avaliar possível estragos.

O Centro de Informação Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que, só nesta terça-feira, 20, choveu 92 mm na Cidade de Goiás, o que equivale a nove dias de precipitação regular. O órgão informou, ainda, que a Defesa Civil isolou algumas áreas que dão acesso ao rio dentro do município, pois o escoamento ainda deve demorar.

A Cidade de Goiás continua em alerta para temporais nesta quarta-feira, 21. Além disso, toda a região Centro-Norte do estado está em alerta máxima para temporais.

Veja vídeo feito pelo drone: