Moradores de Nova Veneza, município a 40 quilômetros de Goiânia, planejam uma manifestação para esta quarta-feira (5) contra a construção de um aterro sanitário em uma região da cidade. De acordo os moradores, o aterro, que estaria planejado para ser construído numa propriedade às margens da GO-462, traria impacto direto para nascentes, animais e condomínios habitados da região.
A proprietária da fazenda cujo território pode conter o aterro, Danielle Padra, disse que o projeto da obra fica entre condomínios habitados e em cima de nascentes e solo produtivo. “Nós não fomos informados de nada e isso vai causar um impacto regional imenso. Para nossa região, para o nosso município, isso é inviável”, afirmou.
Já o geólogo e fazendeiro Jales Lousa, dono de uma propriedade em Santo Antônio, considera que o aterro seria benéfico do ponto de vista logístico. No entanto, para ele, os impactos ambientais são inevitáveis. “Do ponto de vista da estrada é viável, mas o ponto de vista do valor de terra, impacto visual, degradação do meio ambiente também tem seu peso. Isso precisa ser contrabalanceado”, pontua.
A Prefeitura de Nova Veneza afirmou que não há nenhuma definição sobre a construção de um aterro sanitário na região, e que a questão ainda será discutida.