Implantação de aterro sanitário causa polêmica em Nova Veneza

Moradores de Nova Veneza, município a 40 quilômetros de Goiânia, planejam uma manifestação para esta quarta-feira (5) contra a construção de um aterro sanitário em uma região da cidade. De acordo os moradores, o aterro, que estaria planejado para ser construído numa propriedade às margens da GO-462, traria impacto direto para nascentes, animais e condomínios habitados da região.

A proprietária da fazenda cujo território pode conter o aterro, Danielle Padra, disse que o projeto da obra fica entre condomínios habitados e em cima de nascentes e solo produtivo. “Nós não fomos informados de nada e isso vai causar um impacto regional imenso. Para nossa região, para o nosso município, isso é inviável”, afirmou.

Já o geólogo e fazendeiro Jales Lousa, dono de uma propriedade em Santo Antônio, considera que o aterro seria benéfico do ponto de vista logístico. No entanto, para ele, os impactos ambientais são inevitáveis. “Do ponto de vista da estrada é viável, mas o ponto de vista do valor de terra, impacto visual, degradação do meio ambiente também tem seu peso. Isso precisa ser contrabalanceado”, pontua.

A Prefeitura de Nova Veneza afirmou que não há nenhuma definição sobre a construção de um aterro sanitário na região, e que a questão ainda será discutida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp