Press "Enter" to skip to content

Incêndio no Bosque dos Buritis quase atinge Museu de Arte de Goiânia

Última atualização 30/07/2022 | 17:31

Os servidores do Bosque dos Buritis, em Goiânia, precisaram se mobilizar na madrugada deste sábado, 30, para apagar um incêndio em um quiosque do parque, que quase atingiu o Museu de Arte de Goiânia. 

Incêndio quase atinge Museu de Arte

Segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), as chamas que também foram controladas com a ajuda de populares que usaram as mangueiras de jardinagem da área de preservação, atingiram algumas árvores próximas ao quiosque e poderiam ter se alastrado por todo o parque. O espaço, utilizado para venda de bebidas como água de coco, estava temporariamente desativado.

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) vai investigar o caso e a suspeita é de que o incêndio, que quase atingiu o Museu de Arte de Goiânia, tenha sido criminoso. Ormando Pires, superintendente de gestão ambiental da Amma, explicou que, apesar de a Guarda Civil Metropolitana (GCM) fazer a patrulha na região, não é possível coibir a circulação de pessoas no local durante à noite. 

Pires disse que a Amma estuda a possibilidade da instalação de cercas mais altas para fechar o Bosque dos Buritis à noite. O local é  alvo de reclamações de moradores, devido a falta de segurança, além de falta de manutenção e preservação. 

Tempo seco

Goiânia não registra chuvas consistentes há mais de 100 dias. O clima seco favorece a ocorrência de incêndios, que podem ser facilitados pela ação humana e se alastrar rapidamente em regiões de mata. Embora haja a suspeita de ação intencional no quiosque, as condições climáticas podem contribuir para incêndios acidentais.