Press "Enter" to skip to content

Influenciador do mundo fitness, Renato Cariani é suspeito de tráfico de drogas

Última atualização 12/12/2023 | 14:24

O influenciador do mundo fitness e fisiculturista brasileiro, Renato Cariani, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 12, em São Paulo. De acordo com a corporação, ele é suspeito de fazer parte de um esquema de desvio de produtos químicos para uso na fabricação de crack

O principal alvo é a empresa em que Renato é sócio, a Anidrol, uma indústria química que se fixa em Diadema, na Grande São Paulo. 

Ao todo, são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Paraná. O grupo é suspeito de desviar toneladas de um produto químico para produzir entre 12 e 16 toneladas de crack

A operação é realizada em conjunto com Grupo de Atuação Especial Combater ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.

Investigação

A investigação iniciou após uma empresa farmacêutica multinacional notificar a PF que havia sido comunicada pela Receita Federal sobre notas fiscais faturadas em nome dela com pagamento em dinheiro não declarado.

A farmacêutica então, informou que nunca fez a aquisição do produto, que não tinha esses fornecedores e que desconhecia os depositantes. 

Desde então, a PF iniciou a investigação e identificou que entre 2014 e 2021 o grupo emitiu e faturou notas em nome de três grandes empresas de forma fraudulenta: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica.

A PF pediu a prisão dos suspeitos, o Ministério Público foi favorável, mas a Justiça negou.

Quem é Renato Cariani

O influenciador possui mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no canal do YouTube. Através do site, ele costuma postar vídeos relacionados ao mundo da dieta e do culto ao ao corpo, e acumulam mais de 1 bilhão de visualizações. 

Renato se apresenta nas redes sociais como professor de química e educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. Ele ainda tem um site oficial, utilizado para oferecer cursos, entre eles de nutrição, musculação, investimento, inglês e até sobre como montar um canal no YouTube. 

“Nação Renato Cariani é o lugar onde você encontra tudo o que precisa para sua transformação pessoal. Aqui, você terá acesso a conteúdos online que acelerará a sua evolução. Aulas semanais com Renato Cariani, módulos completos com especialistas e uma comunidade onde milhares de pessoas com o mesmo objetivo que você”, diz o site.