Press "Enter" to skip to content

Influenciador imigrante que incentiva invasão de casas nos EUA é classificado como fugitivo

Última atualização 31/03/2024 | 09:19

O Influenciador venezuelano Leonel Moreno, encoraja outros ilegais a invadir os EUA e ocupar as casas dos cidadãos. Leonel cruzou ilegalmente a fronteira sul em abril de 2022 na altura de Eagle Pass no Texas, EUA e foi inscrito no programa Alternativas à Detenção, que permite às autoridades federais rastrear migrantes usando monitores de tornozelo ou outra tecnologia.

O venezuelano não seguiu as regras e de acordo com documentos internos do Immigration and Customs Enforcement (ICE) o influencer está listado como um “fugitivo” do programa. Segundo o “NY Post” Leonel escapou das autoridades pouco depois de chegar ao país ‘‘Ele está fugindo das autoridades de Imigração’’.

Moreno afirma em seus vídeos que ele, sua esposa e filha recebem US$350 por semana do governo federal. Ele chegou a postar um vídeo na frente de um carro da polícia de Gahanna, um subúrbio de Columbus, Ohio. No vídeo Leonel grita ‘‘pelo direito de ser livre e ter uma oportunidade nos EUA’’.

A polícia de Gahanna informou que está ciente dos vídeos: “Até o momento, não tivemos contato com esse indivíduo e não temos conhecimento de sua localização.” O venezuelano tinha sido libertado no país em liberdade condicional devido à falta de espaço nos centros de detenção.

A Venezuela representa a maior crise de deslocamento do mundo, com mais de 7,7 milhões de pessoas fora do seu país. É um caso raro de migração massiva de um país que não está em guerra. A grande maioria dos que fugiram do país estabeleceu-se em países vizinhos da América Latina, como o Brasil, mas muitos começaram a ir para os Estados Unidos nos últimos três anos.