Influenciadores são investigados por venda de falsas rifas na internet

Influenciadores são investigados por venda de falsas rifas na internet

A Polícia Civil de Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta quarta-feira, 17, a Operação Sorte Grande, que investiga um esquema de rifas falsas que movimentou pelo menos R$ 15 milhões. Entre os investigados do esquema estão influencers com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

A polícia cumpri 7 mandados de busca e apreensão contra 5 alvos. Entre eles estão os influenciadores: Luiz Guilherme de Souza, conhecido como o Gui Polêmico; Samuel Bastos de Almeida, conhecido como Almeida do Grau; e Nathanael Cauã Almeida de Souza, conhecido como Chefin.

De acordo com a investigação, os influenciadores promoviam rifas com prêmios em dinheiros, lotes de telefone celular, veículos de luxo e até mesmo apartamentos. Para dar credibilidade aos negócios, os golpistas simulavam a entrega dos bens para comparsas e publicavam em suas redes sociais.

Já os prêmios simples, segundo o delegado Luiz Henrique Marques, eram de fato dados ganhadores.

Pela prática dos crimes, o grupo é investigado por estelionato, crime contra a economia popular e associação criminosa.

Rifas

As rifas eram anunciadas por meio das redes sociais, e com itens que chamavam a atenção dos seguidores. No ano passado, os influenciadores sortearam um carro e uma moto com cada tíquete valendo R$ 0,35 e o apostador tinha de escolher números de 0 a 9.999.99, ou 10 milhões de combinações possíveis.

Em sorteio regulares baseados na Loteria Federal são atualizados 5 números 0 a 9, resultando em 100 mil possíveis combinações.

A polícia suspeita que os concursos eram extraídos sem qualquer auditoria ou meios para que os participantes pudessem acompanhar. Com os mandados desta quarta, a Decon esperar obter detalhes das plataformas responsáveis por estes sorteios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos