INSS: Fraudes no reembolso superam 1,5 mi em pedidos neste domingo

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Fraudes no INSS: pedidos de reembolso superaram 1,5 milhão neste domingo

Nas últimas 24 horas, cerca de 60 mil beneficiários pediram ressarcimento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que chegou a 1.528.716 o
número de solicitações de reembolso de descontos não autorizados de entidades
associativas, como associações e sindicatos, em novo balanço divulgado neste
domingo (18). Os dados são relativos ao aplicativo “Meu INSS”.

Os dados divulgados neste quinto dia de consulta de descontos indevidos
por parte das entidades associativas, revelam que 28.323 débitos foram
autorizados. No total, 41 associações foram contestadas.

O registro de cidadãos que acessaram o aplicativo, independente de solicitar ou
não o reembolso, chegou a 46.487.056, segundo o instituto. Na quarta-feira (14),
data em que os pedidos de ressarcimento dos valores descontados de forma
irregular foram iniciados, a quantia de acessos foi de 8,5 milhões.

SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO

Através do “Meu INSS”, o beneficiário pode consultar se houve desconto indevido
ou não. O serviço de solicitação de reembolso
ocorre pelo aplicativo e pela “Central de Atendimento 135”.

Sendo reconhecido o desconto pelo cidadão, o próprio aplicativo encaminhará a
contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista
não reconhece a cobrança.

As associações terão até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem
a autorização da cobrança.
Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.

A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou
pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas
fraudes.

O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos
beneficiários.

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