Press "Enter" to skip to content

Instituto Gustav Ritter abre inscrições para aulas de música, dança e teatro

Última atualização 16/07/2020 | 16:00

Com trinta anos de história, o  Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter está com inscrições abertas para os cursos de música, dança e teatro até o dia 30 de janeiro. Premiada no Brasil e no mundo em diversas modalidades de ensino, o Gustav Ritter é uma escola pública.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem ir ao Instituto que fica no setor Campinas. É indispensável a apresentação de documentos pessoais como identidade ou certidão de nascimento.

Para conseguir uma vaga, o inscrito deve participar de um teste de aptidão. Os candidatos não precisam saber técnicas de dança ou teatro, nem tocar instrumentos musicais ou mesmo ler partituras. O objetivo do teste é avaliar a capacidade do aluno de percepção, memorização e reprodução de sons isolados, frases melódicas e rítmicas.

Alunos a partir dos noves anos de idade podem se inscrever para um dos cursos do Núcleo de Música que oferece aulas dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra, violão erudito, violão popular, canto erudito, canto popular, piano, teclado, bateria, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, euphonium, flauta doce e espineta (cravo). Além das aulas de instrumento, os estudantes também aprendem Teoria e Percepção Musical, Canto Coral e História da Música. São oferecidas também vagas para os grupos de práticas de conjunto da escola, como: Orquestra, Banda Sinfônica, Big Band, Grupo de Violões, Grupo de Choro e Grupo de Flautas.

Para o Núcleo de Dança, são oferecidas vagas para alunos a partir dos cinco anos, nas modalidades de balé clássico, jazz, danças urbanas e dança flamenca. Nos testes de Dança, os candidatos passam por avaliação com fisioterapeutas para atestar as condições físicas. São analisadas musculatura, articulações, desvios de postura, habilidades físicas, motoras e o percentual de massa corporal. Além de habilidades específicas para o Balé Clássico, como flexibilidade, também são avaliadas a habilidade artística e musical, cognitiva, força e projeção cênica dos candidatos.

O Núcleo de Teatro abre inscrições a partir dos seis anos e tem atividades para crianças, jovens e adultos. Promove oficinas de teatro, interpretação teatral, jogos teatrais, iniciação ao teatro infantil, formação do ator, percepção musical, expressão corporal, dinâmica de grupo, montagem e produção de espetáculos, oficinas para interpretação em TV, dentre outras. As aulas serão ministradas no Instituto Gustav Ritter e algumas turmas de teatro têm aulas no Centro Cultural Martim Cererê.

Em entrevista ao Diário do Estado, o diretor do Instituto, Edmar Carneiro, disse que a cultura educa e diverte, mas também disciplina os alunos. Ele ainda salienta a alegria que sente ao ver que diversos alunos que passaram pela escola e que tiveram seu primeiro contato cultural no Gustav Ritter, agora se destacam em diferentes países. “Para nós é uma alegria muito grande contribuir com essa parcela de formação cultural não só na nossa cidade, mas no País.”

Todos os testes são feitos na sede do Instituto.

 

Serviço:

Inscrições 2019 para o Instituto Gustav Ritter

Horários: das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Documentos: identidade ou certidão de nascimento.

Taxa de colaboração: R$ 15,00.

Local: Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter  Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237 – Campinas.

Mais informações: 3201-4701.