Press "Enter" to skip to content

Integrante do Hamas é morto ao tentar entrar em Israel pela Faixa de Gaza

Última atualização 10/10/2023 | 17:42

Um homem que tentava entrar em Israel pela Faixa de Gaza foi morto por um disparo de míssil. Imagens divulgadas pelo Ministério de Defesa Israelense mostram o momento, que aconteceu nesta terça-feira, 10, que os israelenses mataram um dos integrantes do grupo terrorista Hamas.

Segundo o Ministério de Defesa de Israel, houve ainda outro caso em que dois terroristas tentaram atacar cidadãos israelenses na praia de Zikim, no sul do país. De acordo com Tel Aviv, os dois foram mortos.

O Exército de Israel confirmou ainda ter matado o ministro de Economia da Faixa de Gaza e, caso a morte seja confirmada, será a primeira de um governante desde o início da guerra, no sábado, 07. O ministro teria sido morto durante um bombardeio de Israel em Gaza.

Guerra

Os conflitos entre o país israelita e o grupo islâmico da Palestina começaram no último sábado, 7, após Hamas lançar foguetes contra cidades de Israel localizadas na Faixa do Gaza. As invasões ocorreram também entre terra, ar e mar, e foi preciso declarar estado de guerra no país devido aos ataques e sequestros de israelenses, levados como reféns para Gaza.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza e algumas regiões registraram escassez de alimentos. As últimas informações apontam que ao menos 1.120 pessoas morreram, e outras milhares ficaram feridas.

Os conflitos na região existem há décadas e já resultou em milhares de mortes. A disputa ocorre desde 1948, quando Israel foi reconhecido como um Estado e os Hamas passaram a disputar parte do território na região. Diversos acordos que estabelecem a paz na região tentaram ser realizado, mas nenhum deles teve sucesso.

A maioria das disputas ocorrem na Faixa do Gaza, um território palestino localizando em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito e banhado pelo Mar Mediterrâneo. A região é liderada pelo Hamas desde 2007, sendo marcada pela pobreza e superlotação. São mais de 2 milhões de habitantes morando em um território de 41 km de comprimento e 10 km de largura.

Veja o vídeo do momento que o míssil atinge o homem: