Press "Enter" to skip to content

Iporá: STF nega habeas corpus a prefeito acusado de tentar matar ex e namorado dela

Última atualização 27/12/2023 | 10:33

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus do prefeito afastado de Iporá, Naçoitan Araújo Leite, acusado de tentar matar a ex-mulher e o namorado dela em 18 de novembro. O documento foi assinado pelo ministro Luís Roberto Barroso e divulgado nesta segunda-feira, 25.

No pedido, a defesa alega que Naçoitan “apresenta fatores de risco cardiovasculares e sequelas do tratamento cirúrgico” e, por isso, seria “inadequada e arriscada a permanência dele no sistema carcerário”.

Já na decisão, o ministro Barroso informou que não foi verificado “situação de teratologia ou ilegalidade flagrante que justifique o acolhimento do pedido cautelar” e pontuou que não existe impossibilidade para o tratamento das doenças mencionadas pela defesa dentro da prisão.

Histórico de problemas de saúde

Desde que foi preso, o prefeito afastado de Iporá tem apresentado problemas de saúde e chegou a deixar o presídio em 25 de novembro após um mal-estar que ocasionou em vômito e diarreia. Naçoitan retornou ao presídio apenas no dia 28 de novembro, quando apresentou melhora no quadro clínico. No entanto, dois dias depois, ele precisou retornar à unidade hospitalar após passar mal mais de uma vez no presídio.

“Passou mal após o julgamento e foi levado para o hospital. Ao que parece, com princípio de infarto, deve passar por exames para confirmar”, informou o advogado.

Naçoitan recebeu alta no mesmo dia em que foi levado ao hospital e se encontra detido em um presídio do município goiano.

Relembre o caso

A tentativa de homicídio ocorreu no dia 18 de novembro. Segundo a Polícia Civil, o prefeito de Iporá teria invadido a residência da ex-namorada com uma caminhonete e atirado cerca de 15 vezes contra a porta do quarto onde ela dormia junto com o namorado. Toda a ação foi gravada por câmeras de segurança.

Logo após cometer o crime, o prefeito fugiu. Sua prisão foi determinada no mesmo dia pela Justiça, mas ocorreu somente no dia 23 de novembro após o político se entregar à polícia. Em depoimento, o prefeito contou que havia se separado da mulher há cerca de dois meses e que não aceitava o fim do relacionamento.

A vice-prefeita Maysa Cunha assumiu a prefeitura de Iporá logo após a prisão de Naçoitan.