Israel divulga vídeo de suposto tiroteio com membros do Hamas na porta de hospital

Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram um intenso confronto na Faixa de Gaza, onde soldados trocaram tiros com membros do Hamas na entrada do hospital Al Quds. A ação ocorreu após a descoberta de que membros do grupo terrorista haviam se infiltrado entre os civis na região.

O vídeo não verificado da suposta ação foi publicado no perfil no X do FDI, que mostra terroristas armados com lançadores de foguetes fora do hospital. “O que é que estes terroristas do Hamas poderiam estar a fazer com um RPG no Hospital Quds?”, escreveram no post.

De acordo com a FDI, disparos de RPG e armas leves foram dirigidos às tropas a partir do Hospital Al Quds, na cidade de Gaza. O tiroteio foi iniciado por um esquadrão terrorista que se camuflou entre civis na entrada do hospital.

Israel afirma que, após o tiroteio, alguns membros do Hamas conseguiram retornar ao hospital. No total, cerca de 21 terroristas foram mortos, e não houve vítimas entre as forças israelenses, conforme declarado pela FDI. Não foram fornecidas informações sobre possíveis civis feridos.

A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino relatou que uma tentativa de evacuação no hospital Al-Quds foi frustrada devido a “bombardeios e tiroteios contínuos” na região. O comboio de evacuação, acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, retornou devido às condições perigosas na área de Tal al-Hawa, onde está situado o hospital.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp