Israel invade a Faixa de Gaza por terra e 250 lugares são atacados

Israel invade a Faixa de Gaza por terra e 250 lugares são atacados

Nesta quinta-feira, 26, o exército israelense atacou instalações do grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza. Segundo a Reuters, os novos ataques de Israel atingiram 250 locais dominados pelo Hamas. Os ataques aconteceram depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu dizer que ainda estava preparando uma invasão terrestre.

Prestes a completar três semanas de conflito, Estados Unidos e outros países incitam que Israel adie uma invasão total na Faixa de Gaza. O maior temor dos líderes ocidentais é que uma invasão terrestre, com já alto número de civis mortos por ataques aéreos, desencadeie uma guerra ainda mais grave.

Segundo a Reuters, o presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para o primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, para discutir “esforços em andamento para localizar e garantir a libertação” de norte-americanos que acreditam estarem detidos como reféns pelo Hamas.

O Governo de Israel estima que ainda há 224 reféns com o grupo palestino que liberou quatro deles desde a última sexta-feira, 20, e no dia seguinte Gaza começou a receber um pequena quantidade de ajuda humanitária.

Conflito

Iniciado no dia 7 de outubro, o conflito entre o Governo de Israel e o grupo palestino Hamas foi iniciado após este atacar o sul de Israel, levando várias pessoas como reféns, inclusive estrangeiros que estavam na região do ataque.

No mesmo dia, o Governo de Israel respondeu com diversos ataques à Faixa de Gaza com bombardeios aéreos. Até o momento, mais de 7 mil pessoas morreram no conflito, mais de 2,9 mil delas são crianças.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp