Press "Enter" to skip to content

Itália ou Portugal: quem ficará de fora da próxima Copa do Mundo?

Última atualização 27/11/2021 | 13:48

Mesmo antes de começar, já está confirmado que a Copa do Mundo de 2022 terá um grande desfalque. A tetracampeã Itália e o time de Portugal, liderado por Cristiano Ronaldo, caíram na mesma chave da repescagem das Eliminatórias da Europa. Desta forma, se fizerem as suas respectivas partes, uma delas obrigatoriamente não participará da próxima edição do Mundial, no Catar.

Por que as equipes estão nesta situação?

A fase de grupos das Eliminatórias do Velho Continente foi finalizada há dez dias, com dez seleções carimbadas na Copa do Mundo do Catar. Itália e Portugal ficaram na segunda posição de seus respectivos grupos. Portanto, de acordo com o regulamento das classificatórias, ambas partiram para a repescagem, em que somente três times avançarão. Um total de 12 equipes está participando do torneio, e italianos e portugueses terão um embate obrigatório se começarem com o pé direito.

A estrada para a Copa do Mundo

No dia 24 de março de 2022, a Itália medirá forças com a Macedônia do Norte, e Portugal enfrentará a Turquia rumo à Copa do Mundo. Em jogos únicos, os vencedores passam para a etapa seguinte da repescagem. Com isso, italianos e portugueses precisam primeiro pensar em seus adversários imediatos antes de projetarem um possível confronto na última etapa da repescagem. Além das duas partidas, Rússia e Polônia duelam, assim como Suécia e República Tcheca. Apenas uma dessas quatro seleções estará no Catar. Por fim, tem Escócia x Ucrânia e País de Gales x Áustria. Assim como nos outros chaveamentos, somente um dos quatro times mencionados participará do Mundial do ano que vem.

Os confrontos decisivos válidos pela repescagem das Eliminatórias Europeias estão marcados para 29 de março de 2022. A Copa do Mundo do Catar, ao contrário das demais edições, não acontecerá no meio do ano. Em vez disso, o início ocorrerá em 21 de novembro.