Press "Enter" to skip to content

Ivermectina só será vendida com receita médica

Em entrevista ao Jornal Diário do Estado, a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía conversou com o jornalista Breno Magalhães sobre a ivermectina agora só poder ser comprada com receita médica.

Foi publicado no Diário da União, no dia 23 de julho, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, que proíbe a venda do medicamento sem receita médica e que cada receita só tem validade pelo período de 30 dias. A presidente da CRF-GO explica que a necessidade da receita é mostrar que a decisão de prescrição do medicamento procede de uma avaliação médica.

Segundo Lorena Baía desde o início da pandemia as pessoas estão em pânico porque querem a cura da Covid-19. “Existe uma crença que um medicamento ele é lançado no mercado para curar. As pessoas depositam muita esperança em cima de um medicamento. A ivermectina é medicamento antiparasitário que é utilizado para o tratamento de sarna e piolho, e ela mostrou em testes feitos em laboratório um resultado antiviral. Mas no passado ela também mostrou com outros vírus, como HIV, ebola, chikungunya. Mas quando feito o teste em seres humanos foi confirmado que não tinha essa ação antiviral.”, explica a presidente do CRF-GO.

Lorena explica que os medicamentos para tratamento do Covid-19 são tratamentos experimentais nas tentativas de não deixar o caso se agravar, por isso os medicamentos devem ser indicados por médicos que avaliará cada caso individualmente e qual melhor tratamento. Reforça também que não existe medicamentos para evitar o vírus.

Confira a entrevista completa no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=EGbICiULcb4