Press "Enter" to skip to content

Janja recebe de Lula mais alta honraria da Ordem do Rio Branco

Última atualização 21/11/2023 | 16:10

Primeira-dama do Brasil, a socióloga Rosângela Janja da Silva, recebeu a medalha Grã-Cruz, mais alta honraria da Ordem do Rio Branco. Ela foi condecorada, nesta terça-feira, 21, pelo esposo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concedeu a honraria a diversas autoridades e ministras, em cerimônia que reconhece serviços meritórios e virtudes cívicas.

Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, também esteve entre personalidades condecoradas. Instituída em 1963, Ordem de Rio Branco, entregue àqueles reconhecidos pelos “serviços meritórios e virtudes cívicas”, com o objetivo de “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”.

Em um gesto de homenagem póstuma, o presidente Lula também condecorou no quadro suplementar da ordem o indigenista Bruno Pereira Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, ambos mortos em 2022 na região do Vale do Javari, enquanto investigavam crimes ambientais.

O Diário Oficial da União informa ainda que o presidente Lula concedeu condecoração póstuma às icônicas cantoras Elza Soares (1930-2022), Gal Costa (1945-2022) e Rita Lee (1947-2022), reforçando o reconhecimento a grandes personalidades da cultura brasileira.

Dentre as ministras homenageadas, destacam-se Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Também são homenageados ministros, militares, o governador Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará, o presidente da Petrobras, Jean Prates, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin e o líder indígena Raoni.