Jogadora da Seleção Brasileira, Gio Queiroz, denuncia abuso psicológico no Barcelona

Giovana Queiroz Jogadora Seleção Brasileira

A atacante Giovana Queiroz, da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, publicou uma carta aberta com endereço ao presidente do Barcelona, Joan Laporta. Na postagem, a jogadora de apenas 18 anos relatou uma série de abusos psicológicos e morais da época em que defendia as cores do clube catalão. Atualmente, ela ainda pertence à equipe, mas está atuando por empréstimo no Levante, também da Espanha.

Denúncias envolvendo a Seleção Brasileira

De acordo com Gio Queiroz, como é conhecida, tudo começou após a sua convocação para a Seleção Brasileira. Segundo a atleta, funcionários do Barcelona teriam feito pressão para que ela não jogasse pelo Brasil. A jogadora, que também tem nacionalidade espanhola, optou por vestir a amarelinha mesmo assim. Ela, inclusive, marcou um dos gols em duelo com a Índia, no ano passado.

“Primeiro recebi indicações de que jogar pela seleção brasileira não seria o melhor para o meu futuro dentro do clube. Apesar do desagradável e persistente assédio, não dei muita importância e atenção ao assunto”, escreveu a atleta.

Depois que isso aconteceu, um diretor do Barcelona teria ficado furioso com Gio Queiroz e, posteriormente a acusando de indisciplina e dizendo que isso teria consequências. Pouco antes disso, a jogadora descreveu que ficou em confinamento ilegal, por supostamente ter tido contato com alguém infectado pela Covid-19. No entanto, não seria um caso de afastamento, segundo o protocolo.

Segundo a jogadora, ela não responsabiliza diretamente o Barcelona, mas sim um diretor do clube catalão. A atleta informa que enviou provas das acusações para a presidência do time. “A cultura do assédio e da violência sexista contra a mulher não pode ser aceita ou tolerada”, pontuou.

Para ler a carta na íntegra de Gio Queiroz ao presidente do Barcelona, em espanhol, basta acessar este link. Vale ressaltar que, acima de tudo, a jogadora era menor de idade na época dos alegados episódios.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras negocia proposta milionária por Matheus Pereira do Cruzeiro

O Palmeiras demonstrou interesse em contar com Matheus Pereira e já está negociando uma proposta milionária com o Cruzeiro. A intenção do clube paulista é oferecer um valor superior a R$ 80 milhões para tirar o meio-campista de seu atual time. O entorno do jogador vê com bons olhos a possibilidade de concretizar o negócio, no entanto, o Cruzeiro promete resistir à transferência e não demonstrou interesse em abrir negociações para liberar seu camisa 10 para a temporada de 2025.

Em 2024, Matheus Pereira se destacou com gols, assistências e dribles, contribuindo de forma significativa para o desempenho do Cruzeiro durante o ano. Aos 28 anos de idade, o jogador desperta o interesse do Palmeiras, que apresenta uma proposta de 12,5 milhões de euros, com possíveis bônus a serem discutidos posteriormente. Apesar do interesse da equipe paulista, o clube mineiro tem mantido uma postura firme em relação à permanência do jogador em seu elenco para a próxima temporada.

A possível transferência de Matheus Pereira dependerá, segundo os bastidores do Cruzeiro, de uma solicitação direta do jogador para deixar o clube. Com contrato vigente até junho de 2026, o camisa 10 terá que manifestar seu interesse em mudar de ares para que a negociação seja cogitada. No entanto, os dirigentes do clube mineiro estipulam um valor bastante elevado para liberar o meio-campista, em torno de 25 milhões de euros, o equivalente a R$ 160 milhões, considerando a necessidade de investir em uma reposição à altura.

Mesmo com a possibilidade remota de uma transferência, o Palmeiras segue atento ao desfecho das negociações para contar com Matheus Pereira em seu elenco. O clube já anunciou a contratação de Facundo Torres e está próximo de fechar com Paulinho, além de manter em curso a negociação por Andreas Pereira, do Fulham. Com um planejamento de reforçar a equipe para a próxima temporada, o Verdão busca fortalecer sua estrutura com jogadores de qualidade para os desafios que virão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp