Jornada 6×1: PEC é apoiada por internautas nas redes sociais

O debate sobre a extinção da jornada de trabalho de 6 dias por 1 dia de descanso, conhecida como 6×1, dominou as discussões nas redes sociais neste domingo, 10. A proposta, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados, ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos na rede social X, antigo Twitter.
 
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) visa abolir a jornada 6×1, considerada “desumana” pela deputada. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão e é incompatível com a dignidade do trabalhador,” afirmou Erica Hilton nas redes sociais.
 
Para que a PEC seja apresentada oficialmente, são necessárias 171 assinaturas de deputados. Até o momento, Erica conseguiu metade dos apoios necessários. A parlamentar tem se engajado ativamente nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio.
 
O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), também apoia a proposta e já conquistou a adesão de 1,3 milhão de assinaturas em uma petição online. A jornada de trabalho, segundo a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
 
A proposta ganha força com o apoio crescente da sociedade e dos movimentos sociais, destacando a importância de uma jornada de trabalho que respeite a dignidade e a qualidade de vida dos trabalhadores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 12 Anos caminha 3 km para pedir socorro após carro cair em represa

Menina de 12 Anos Caminha 3 km para Pedir Socorro Após Carro Cair em Represa

Na noite de sexta-feira, uma tragédia abalou a região de Roncador, no Paraná, quando um carro caiu em uma represa. Uma menina de 12 anos, que estava no veículo com o pai, demonstrou extraordinária coragem e resiliência para sobreviver ao acidente.

Após nadar até a superfície, ela enfrentou um desafio ainda maior: caminhar mais de 3 quilômetros para buscar ajuda. O acidente ocorreu quando o carro em que estavam caiu na represa. A menina, com a orientação do pai, conseguiu nadar até a margem. No entanto, o pai não conseguiu se salvar e afundou logo após ajudá-la a sair da água.

Determinado a salvar o pai, a menina percorreu uma longa distância a pé, enfrentando o frio e a escuridão da noite, até encontrar ajuda. Infelizmente, quando o socorro chegou, o pai já havia falecido.

A coragem e a determinação da menina em buscar ajuda, mesmo diante de tão difícil situação, são um testemunho de sua força e amor pelo pai. A comunidade local está chocada com a tragédia e presta homenagens ao homem que perdeu a vida no acidente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp