Jovem troca de roupa com a mãe para conseguir fazer prova prática de CNH

“Mãe é mãe, né. Foi supertranquilo. Minha mãe sempre está comigo”

Segundo o manual do Detran, a prova prática de direção tem exigências quanto à vestimenta no dia do exame. Assim, não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros. Especificamente em relação ao exame em veículos de duas rodas, o manual obriga o uso de calças compridas. Mas, um fato fez o jovem Bruno Hatamoto, de 18 anos, tomar uma decisão um tanto quanto inusitada, em Campinas (SP), e acabou fazendo sucesso na web.

O jovem foi realizar a prova prática de moto e não estava com as vestimentas corretas, usando bermuda, ele foi barrado pelo Detran e a única solução era trocar de roupa. Mas, o problema é que não daria tempo de Bruno ir até sua casa e voltar ao local da prova. Depois de buscar ajuda até mesmo em uma vidraçaria, não havia como encontrar uma calça tão rápido como Bruno precisava.  Foi ai que a solução surgiu, trocar de roupa com a mãe, a psicóloga Eleni Hatamoto, que usava uma calça legging e a troca foi feita dentro do carro de forma rápida. A postagem com a foto dos dois garantiu milhares de compartilhamentos e curtidas nas redes sociais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp