Press "Enter" to skip to content

Junho Vermelho: Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge, pede doação de sangue

Última atualização 14/07/2020 | 12:54

Na manhã dessa quinta-feira, policiais, bombeiros, guardas e agentes de trânsito se uniram para ajudar o Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge. Iniciativa integra a campanha Junho Vermelho, que reforça a doação de sangue na instituição, uma vez que a pandemia contabiliza diminuição de 30% no número médio de doadores.

A biomédica do Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge, Kelly Alves reforça que desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu o isolamento social como forma de prevenir o avanço da Covid-19, a unidade tem sentido no estoque o impacto da quarentena: “nesse momento o junho vermelho, está sendo uma campanha muito importante. Tivemos uma queda significativa, levando em consideração que o Hospital atende muitos pacientes de fora também. Importante que o máximo de pessoas possam ajudar nossa instituição. A verdade é que estamos sempre no limite do banco de sangue, mas dessa vez a queda foi muito grande”, alerta a biomédica.

O recuo deve afetar os pacientes oncológicos que, devido a natureza própria do tratamento, precisam de sangue diariamente. Das 160 pessoas atualmente internadas na unidade, estima-se que 45 façam uso diário do sangue armazenado no local. Só no Setor de Hematologia, por exemplo, 90% dos pacientes precisam, em algum momento de transfusão sanguínea. “Importante dizer que o sangue utilizado no hospital, deve ser doado diretamente ao nosso banco de sangue, do outro lado da rua. Doador deve trazer documento oficial com foto, ele vai passar por uma triagem, o procedimento é rápido, tranquilo, em menos de 30 minutos já encerrou todo o processo”, orienta Kelly.

 

Assista a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=AQ88xX7WBII